Movimento Urbano

Movimento Urbano

O Movimento Urbano é uma ferramenta, uma estratégia de evangelismo, não ortodoxa na abordagem, mas ortodoxa na fé,
que segue uma linha diferênciada, onde usamos as artes,
tais como teatro, dança e música, de uma forma contextualizada
É uma ferramenta de evângelismo utilizada para alcançar as pessoas que não vão à “igreja”.

Após este contato, são convidados a participarem dos Grupos
Urbanos, que são grupos de relacionamentos, onde poderão ouvir
de Jesus de uma forma descontraida, iniciando-se assim,
um relacionamento com todos, inclusive com Jesus.

Leia este texto abaixo para você entender um pouco mais sobre esta estratégia de evangelismo.

Que grande história os Metodistas tem para contar de sí mesmos!

Em 1739 o sacerdote Anglicano  George Whitefield (1714-1770)  convidou os sacerdotes anglicanos para se juntarem a ele na pregação de um evangelho evangelical (veja capítulo 6) onde ele fosse mais necessário (e aceito): não a partir dos púlpitos de uma igreja cada vez mais complacente e acomodada, mas nas ruas e campos, onde quer que estivessem pessoas sujas e sem igrejas. Os irmãos Wesley se Uniram a Whitefield, George and John oferencendo a pregação e Charles a música.

Música que o cidadão comum poderia relacionar à canções pé no chão, letras em Inglês simples, porém bonito, com boa melodia e uma batida interessante, canções com sentimento, mas como músicas que eles cantavam no pub à noite, e não a música chata, acompanhada pelo orgão das catedrais. Mesmo depois que Whitefield partiu para a América do Norte, milhares de pessoas vinha ouvir John e Charles.

As pessoas respondiam poderosamente  com lágrimas, tremores, gemidos e risadas estridentes.

Um repórter que descreveu a cena fora da mina de carvão onde os mineiros paravam no caminho de casa depois de um dia de trabalho estafante, mal pago, danoso às costas e prejudicial aos pulmões. Os mineiros talvez planejassem aliviar seus músculos dodloridos e corações oprimidos com bebidas fortes, que provavelmente os levasse a espancar suas esposas e a outros gestos igualmente lamentáveis. A voz forte de John Wesley atraia seus ouvidos; “ Aquele homem tinha paixão e compaixão!”, era o comentário geral, Eles paravam e escutavam alguém que não os desprezava por causa do seu comportamento reprovavel.

A multidão aumentava – homens imundos, esgotados, com o rosto negro por causa do pó de carvão. Wesley falava de um Deus que os amava e que queria ajudá-los  mesmo que se embebedassem, mesmo que jogassem, mesmo que maltratassem suas esposas e filhos.

O repórter notou trilhas pálidas e límpidas se formavam nos rostos cobertos  de pó negro daqueles homens rudes, trilhas formadas por lágrimas de arrependimento e fé. E ele não parou (como muitos dos avivamentos contemporâneos param) na experiência emocional ( seguida de um pedido de oferta).

Os Wesley organizaram esses homens em grupos – pequenos chamados de bandos, alguns maiores chamados de classe e ainda maiores chamados de sociedades. Nesses grupos, os homens, e logo suas mulheres, vizinhos e amigos se juntaram para se ajudar mutúamente a experimentar uma transformação.

Em semanas , meses, anos haviam milhares  de pessoas cujas vidas haviam sido transformadas.

Extraído do capítulo 14 do livro “Uma Ortodoxia Generosa” de Brian Mclaren

Pr. Carlos Rizzon

One response to “Movimento Urbano

  1. Bem…ler algumas das experiencias destes homens de fé, nos levam claramente a pensar nossas metodologias, ensinadas nos seminários teológicos, nossas estratégicas copiadas da neurolinguística e principalmente aquelas idéias tiradas de nossos proprios corações…crescimento da igreja e não do Reino de Deus…treinamento de líderes para serem submissos aos seus pastores e não ensinar servos a servirem ao Reino…muito se tem feito nos dias de hoje no interior das igrejas, tem-se buscado árdualmente metodos para se manterem firmes os “propósitos” de Deus em nossa vida cotidiana (que na verdade muitas vezes não tem nada de Deus nisto)…mas temos tentado…tenho vistos homens de Deus hoje entregando suas vidas para simplesmente falar das Boas Novas..com canções que tocam o coração dos pecadores e pela fé aprendendo a viver debaixo da Graça…Carlos é um destes homens..o conheci por acaso visitando sites e paginas de relacionamento social por indicação de um amigo…Carlos continue firme na batalha da fé, batalha esta que sabemos não ser fácil…God Bless You…hermano!!!
    Pr. Merison
    Santiago-Chile

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s