Música e Motivação


Sou daqueles que gostam de uma boa música desde Djavan, Ed Motta, Claudio Zoli, Simoninha, Pedro Camargo Mariano, 4th Frontier do meu amigo, músico e produtor Eder Monteiro entre outras no nacional; No internacional gosto do Rock do Switchfoot, Planet Shakers  à Black Music americana entre outros ritmos.
Mas o que me levou a escrever este artigo foi o fato de conhecer muito músicos bons, entre cantores e instrumentistas e a maioria pendem para o Rock, nada contra, mas um mundo “gospel” feito só de rock, Cassiane, Kleber Lucas, Fernandinho e etc ninguém aguenta.

Mas, deixe me narrar um fato que me aconteceu recente, estávamos eu e um amigo aguardando que alguém viesse atender à campainha, no cd player do carro estava rolando Al Jarreau que dispensa comentários, muito bom e quando de repente chega o irmão do nosso amigo o qual estávamos esperando, grande cantor e baterista – A música já tinha passado e começou um som tipo do Wilson Simoninha e estávamos lá “babando”com o som que a banda tirava, com o groove, quando de repente eu perguntei: Porque você não grava um cd com este tipo de música ? E ele logo respondeu: Este tipo de música é legal, mas não vende!…Desta vez eu deixei passar, pois é um assunto polêmico, visto a formatação que muitos adquiriram dentro das igrejas e sistemas eclesiástico onde impera a teologia da prosperidade, é raro encontrar uma que não enfatiza esta pratica, de ter sucesso a qualquer custo.
E comecei a pensar na mentalidade de prostituta que tomou conta de muitos, senão a maioria dos músicos Cristãos e porque não dizer pregadores e pastores.
A grande maioria não entende identidade, destino, propósito ou chamado e simplesmente segue a “unção” ou o som do momento. Se o “mover” é chuva ele começa a chover, se o “mover” é Rock então vamos todos fazer Rock. Irmãos até quando vamos tratar o talento que Deus nos deu como fonte de renda? Nada contra o se ganhar dinheiro ou querer viver da música e ter uma vida confortável, mas, vender o chamado que Deus tem para nós não está correto, simplesmente agimos como prostitutos, pois a prostituta faz o que faz não pelo prazer, mas pelo dinheiro. Isto me traz à mente o caso de Esaú e Jacó no livro de Genesis 25:29-34 quando no verso 32 Esaú chega cansado do campo e Jacó havia feito um guisado muito saboroso e Esaú pede a Jacó que o deixe comer um pouco do  guisado e Jacó oferece uma faz um pedido à Esaú no verso 31 do capitulo 25 de Genesis “Respondeu Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura” –Esaú cheio de fome e de uma forma imediatista  respondeu, verso 32 “Então replicou Esaú:  Eis que estou a ponto e morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura?” e a palavra de Deus nos mostra mais abaixo no verso 34 parte b do versículo a atitude de Esaú; “Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.” Irmãos apesar de este fato ter sido narrado na palavra de Deus bem no começo de tudo, lá no livro das Genesis ele é bem atual e hoje e ocupa todos os seguimentos da sociedade e o pior ocupa o coração e as mentes do homens santos que um dia foram homens de pecado, muito bem narrado por Zeca Baleiro, grande artista na canção Heavy Metal do Senhor, quantos músicos que antes estavam na igreja servindo e hoje se perderam pois deram um pulinho lá fora para tocar na noite e nunca mais conseguiram congregar, porque sempre pinta aquele trabalhinho bem no domingo e como dizem: A grana é boa e a coisa esta preta pastor! Infelizmente esta é a situação que vemos por ai e dentro das igrejas, aquela que foi colocada na terra para ser uma agência de Deus para implantação do seu Reino não é diferente. Penso que a grande maioria dos ditos “levitas”, aliás, termo erradamente usado nos dias de hoje, tem a motivação errada – Outro dia ouvi dizer de um rapaz que canta muito bem aqui na região onde vivo em Belo Horizonte, MG que quando perguntaram a ele: Que tipo de som que você quer fazer? No que ele tristemente respondeu: Qualquer um que venda bastante! Por favor nem me ofereçam para ouvir este cd que não quero! Nem ouvir eu ouço – Se for para fazer música simplesmente que venda, se esta é nossa motivação, melhor seria que fossemos trabalhar como músico na noite, porque ai pelo menos a sua motivação seria correta.

Há poucos meses atrás escrevi outro artigo que pode ser lido aqui seguindo este link ; http://bit.ly/kk5sxc, um artigo simples que nos leva a pensar sobre o que faz com que uma canção seja considerada gospel ou evangélica e coloquei alguns pontos que julgo importante na busca por entendimento para averiguar ou validar este pensamento, já que virou moda gravar CD gospel, ainda mais depois desta do nosso irmão, “o som é legal mas não vende!”. Resolvi complementar o artigo anterior, mas gostaria de lhe fazer a pergunta:  O que faz uma canção ser considerada evangélica ou gospel? Seria o fato de ela ter uma letra que fale sobre Deus ou cite a Bíblia como fez Renato Russo na bela canção sobre o amor, baseada na carta de Paulo aos Coríntios 13:1 ? ,Claro que você dirá que não pois Renato Russo era homosexual assumido; Porque somente a música esta passiva desta ‘demonização’ quando feita por não “crente”? E os que jogam futebol, as novelas, malhação e etc são todos “crentes”? Será que todas as canções gravadas por professos “crentes” já são automaticamente gospel/Evangélicas? Uso a palavra crente entre aspas pois hoje a diferença entre um crente e um não crente já não é tão acentuada ou se é acentuada é pelo lado negativo, mais pilantra, tratante, enrolado, traíra, julgador, intolerante, preconceituoso.
Estou para escrever um artigo sobre isto, de como averiguar se uma pessoa é Crente ou Cristão, o que autentica alguém ser chamado de Cristão. Aliás um pastor amigo meu diz que sua mãe conta que antigamente ao chegar numa mercearia ou as antigas “vendas” para comprar algo o crente muitas vezes mesmo sem dinheiro levava a mercadoria ao passo que hoje em dia se você é crente você é olhado com olhos de desconfiança, é tachado de pilantra, desonesto, mal pagador, enrolado e etc. Os donos de mercearia saem correndo principalmente se dito o crente tem o ‘título’ de pastor. Mas voltando ao assunto… o que exatamente autentica o ser Cristão ? Ou autentica a canção ser Cristã ou não ? Analisando a palavra de Deus chegamos a um entendimento de que a motivação é o elemento chave! Senão um dos elementos chaves de toda validação e eu poderia citar aqui diversos textos sobre motivação dentro da palavra de Deus que nos mostra a pessoa ou atitude sendo aceita ou não, simplesmente porque a motivação não era correta.

Por motivação errada Caim teve sua oferta rejeitada, a quem diga que era porque ele pegou qualquer oferta, não deu o dízimo ou qualquer coisa do gênero rsrsrs acredite se quiser;
Por motivação correta a Viúva pobre deu maior oferta que os outros que deram grandes quantidades (Marcos 12:43)
Por motivação correta o Publicano recebeu justificação da parte de Deus, enquanto o Fariseu foi rejeitado (Lucas 18:09-14)
Por motivação errada Esaú perdeu a benção de seu pai…”De que me vale a primogenitura se estou morrendo de fome? “ (Genesis 25:29-34)
Por motivação errada Jó passou a provação que passou. É só ler o texto. Muito pensam erradamente que Jó era dono de uma paciência enorme, na verdade ele era de uma prepotência e arrogância imensa.

Vejo que a Síndrome de Esaú tomou conta dos nossos líderes, dos nossos músicos, dos nossos “levitas” – De que me vale o chamado se eu não tenho uma casa, carro e estou sempre duro? (paráfrase minha) Como pode uma pessoa subir num palco de uma igreja, aliás, erradamente chamam de altar, pois altar é o coração do convertido ao Senhor, na igreja tem é palco, pois no palco se faz SHOW, palavra inglesa que significa “Mostra”, ali eles mostram qual a motivação deles, fazem o show deles, ali uma grande parte dos nossos ministros mostra a unção de deus, com letra minúscula mesmo, isto mesmo “deus” Mamom – não é fácil para mim escrever isto, pois no meio dos crentes isto é julgamento, ainda que a maioria não sabe o que significa tal palavra, em 1 João 4:1 nos adverte a provar ou avaliar ou julgar se os espíritos procedem de Deus.
Infelizmente a maioria das pessoas pensa que a canção falar de coisas da Bíblia já faz que ela seja uma música gospel, mas será que é só isto? Eu tenho um entendimento que o meu talento é uma oferta ao Senhor, o que faço o faço como ao Senhor (Col. 3:23) por que se o que faço o faço com interesse, com ganância, já não faço ao Senhor (Hebreus 13:5).

Infelizmente este tipo de assunto não é falado em família, pois os pais quando o filho chega à idade de estudar ele “orienta”: Meu filho o homem vale o que tem, escolha uma profissão que dê mais dinheiro! Ensinam os filhos a terem uma mentalidade de prostituta! Ensinando os filhos a serem prostitutos e a trabalharem pelo dinheiro apenas. Mas e o projeto de Deus para a vida do rapaz ou da moça? Infelizmente as próprias igrejas também passam esta mentalidade de prostituta para os seus membros. Precisamos de uma reforma lingüística e redefinir algumas palavras, pois sucesso segundo o dicionário não tem o mesmo significado que sucesso na Bíblia e temos trazido para as igrejas estes verbetes mundanos que tem pervertido a mente das pessoas, hoje a maioria das igrejas estão elitizadas, vidro fumê nas portas, ar condicionado, o pastor na maioria das vezes se veste como um ET, só ele lá na frente de terno e gravata e a palavra nos diz que Davi era pastor, e sendo um pastor ele tinha cheiro de ovelha.  Quantos pastores hoje abandonaram a igreja e o rebanho! Abandonaram sem sair da igreja. E tudo isto por causa do sucesso pois estamos vivendo um frenesi terrível com estas teologias duvidosas que tem assolado o rebanho de Deus e isto me faz lembrar a advertência de Jesus “Porventura achará fé na terra o filho do homem ? “ (Lucas 18:8). Fé é convicção, muitos querem mistificar fé, mas fé é convicção! Se tenho convicção que Deus me deu o talento e me chamou para fazer algo então ele suprirá, mas se não tenho convicção do meu chamado eu tenho que correr atrás do dinheiro.Uma das decisões mais difíceis para mim e minha esposa foi retornar ao Brasil; muitos me questionavam dizendo que eu já não tinha espaço no mercado de trabalho do Brasil, aliás já fazem quase dois anos e Deus tem suprido, outros não tinha fé suficiente para retornar ao país, mas todas as mensagens que eu escutava era como se Deus estivesse me empurrando para fora dos Estados Unidos e isto depois de quase 10 anos. Mas para encerrar quero dizer que tenho consciência do meu chamado, sei quem eu sou e o que tenho que fazer por isto não temo. Fé é convicção! Com certeza Cantar, pregar, trabalhar, tocar ou outra atividade qualquer visando somente o dinheiro não é correto. Na maioria das vezes fazemos o que fazemos por carências e expectativas seja ela financeira, de afirmação ou aceitação. Temos que realmente buscar renovar nossa mente para podermos entender qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nossas vidas. (Romanos 12:1, 2)

Graças a Deus pelo Djavan, Dulú,Wilson Simoninha, Edú Luke entre outros que não se corromperam para trabalhar somente pelo dinheiro e nos abençoa com a música maravilhosa que fazem. Para terminar, entre estes cantores, pastores que fazem o que fazem por dinheiro a prostituta é mais digna, pois a motivação dela é correta e não usa o nome de Deus para tirar dinheiro de ninguém e como diz a palavra em Mateus:21:31b: “Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas entram adiante de vós no reino de Deus.”

“Se fazemos o que fazemos só por dinheiro somos apenas prostitutas”

Fiquem na paz.

Pr. Carlos Rizzon
IGREJA URBANA
“Chamados para fora”

4 Comments

Filed under Artigos

4 responses to “Música e Motivação

  1. Jairo M. de Sousa

    Olá! Gostei muito do texto, e digo que sua interpretação é profética e sendo profética encontrará barreiras, mas não devemos desanimar de remar contra a maré pois a esperança de Cristo é que deve nos possuir de ver uma noiva pronta e consciente de sua ação nesta terra. Abraços e que Deus o abençoe e o livre de toda ação contrária seja ela humana ou espiritual!.

  2. Eulina

    Oi Pr. Carlos
    Gosto muito de ler seus artigos, gosto da forma direta que voce fala. Nao tem o que por, ou tirar em tudo que voce escreveu. A musica evangelica tem empobrecido porque os cantores evangelicos trocaram a pura essencia que os levam a fazer uma musica boa, inteligente, pela ganancia de fazer dinheiro.

    • Eulina obrigado e você que me conhece já bem uns 15 anos sabe que não negociamos com a palavra de Deus, infelizmente as pessoas buscam a conveniência, mas Deus tem levantado pessoas que falam o que tem que ser falado, doa a quem doer, abraço.
      “Não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;”
      Efésios 6:6

Leave a Reply

